Não corte, recupere: Umectação.

By | July 13, 2015

Oi meus amores ♥♥♥ O assunto de hoje é sobre uma alternativa para uma das etapas do Cronograma, que eu particularmente amo!!! Vamos conferir?
A nutrição repõe os nutrientes, além de dar fim as pontas duplas e ao ressecamento em geral, ela também ajuda a combater os danos causados por químicas. Quando precisamos fazer a Nutrição, a gente geralmente sente o fio rígido ao tocar nele, ele não tem definição, e tem muito frizz. Más você não precisa estar com os cabelos assim para nutrir os fios não, pois a nutrição deixa o que está ruim, bom. E o que já esta bom, melhor ainda. E por isso é recomendado para todos os tipos de cabelos. E olha que interessante, além do tratamento com máscaras, podemos nutrir nossos fios com óleos puros, você sabia?!





Umectação é uma forma mais potente de nutrir o cabelo, pois o óleo puro vai direto no fio e além de tratar, e consegue dar um brilho espetacular sem deixar oleoso. Desde que seja feito com os óleos corretos… Os óleos liberados para este processo são aqueles, que são puros e extra virgens, sem adição de nenhum outro componente. Alguns exemplos de óleos liberados: Coco, Argan, Semente de Uva, Macadâmia, abacate, Girassol, Rícino, Azeite de oliva… Sabe esses óleos que a gente encontra nas prateleiras das farmácias? Geralmente este tipo de óleo é a base do silicone e óleo mineral, ele não trata o seu fio, pelo contrário. Então esta proibido, ta?! Sempre dê uma olhada na embalagem e na composição.

E agora que já sabemos o que é liberados, vamos ao passo-a-passo, né?!

Muito simples, separe um pouco do seu óleo num recipiente e aplique nos cabelos, dando atenção maior para comprimento e pontas. Você pode fazer esta aplicação com o cabelo limpo após usar o shampoo, aguardar duas horas, enxaguar e condicionar. Eu prefiro fazer o processo com o cabelo sujo: primeiro fazer o tratamento e depois lavar normalmente. Desta forma, meus fios ficam mais soltinhos. Quando ao tempo, você pode deixar apenas duas horas, como também pode aplicar a noite antes de dormir e lavar somente no outro dia, ao acordar. Fica ao critério.
Eu costumo fazer minha umectação com o Azeite extra virgem de Oliva, e sou fã do resultado. Vale ressaltar que no caso do azeite, a acidez máxima é 0,5%.

Leia também:  Leave in Color Revive - Haskell

Além de usar puro, você pode usar junto a sua máscara de hidratação e torná-la nutritiva!