Cronograma Capilar: O que é? Como funciona? Para iniciantes….

By | May 25, 2015

Oi meninas, como vocês estão? No post de hoje, compartilho com vocês, tudo sobre Cronograma Capilar. O que é, como funciona, pra que serve… um guia para as iniciantes.

O que é o Cronograma Capilar?

É basicamente você separar suas máscaras de tratamento em categorias, e “agendar” como você irá usa-las. Esse agendamento será divididos em etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Quem não conhece a técnica usa as máscaras (mais conhecidas como hidratação haha) aleatoriamente, e muitas vezes, você acaba achando que tal produto não funcionou, e que não valeu o envestimento. Más, se você usar a máscara na etapa errada, ela não terá o efeito esperado mesmo!

Como saber se eu preciso de Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

Cronograma Capilar: O que é? Como funciona? Para iniciantes....

Primeiro é preciso saber do que seu cabelo precisa, e identificar cada etapa;
Hidratação: Se seu cabelo está sem vida, sem movimento, difícil de pentear.
Nutrição: Se seu cabelo estiver seco, com frizz, rígido, e com as pontas espigadas.
Reconstrução: Se os fios estiverem elásticos, emborrachados, estragados por excesso de químicas, secador, chapinha etc.



Você montará seu cronograma identificando o que mais seu cabelo está precisando, de acordo com a realidade dele. Um exemplo é que se você não faz uso de quimica, não exagera na chapinha e tem um cabelo saudável, uma reconstrução 1x ao mês já será o suficiente. Abaixo irei deixar uma tabelinha que você seguir inicialmente, caso você tenha dificuldade de montar a sua. Você poderá ir modificando caso sinta necessidade. Fiz apenas com as inicias dos nomes das etapas: H, N e R que são respectivamente Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

A tabela deve ser seguida na vertical, ou seja, de cima para baixo. Ex: Na primeira semana (1s) é recomendado H, H e N.

Leia também:  Não corte, recupere: Resenha da máscara de Queratina Haskell

E como saber para qual etapa minhas máscaras irão servir?

Você irá identificar pela composição delas.

  1.  Na Etapa de H, sua máscara precisa ter componentes que irão deixar seus fios macios, alguns deles: Glicerina, Pantenol, Glicina, Aloe Vera, Jaborandi, Tutano e Vitaminas A, B, B5, C e D.
  2. Na etapa de N,  sua máscara será a base de oléos e manteigas como: Manteiga de: Karite, cupuaçu, abacate etc. Óleos de: coco, argan, oliva, amêndoas doce.
  3. E na etapa de R, precisamos de componentes que irão dar força aos seus fios, são eles: Queratina, arginina, creatina, proteínas do trigo e da soja, sistemas que repõe massa.

AQUI tem uma tabela caso queria ler seus rótulos.

Eu comecei o Cronograma e 10 meses e o resultado é fantástico. Com o tempo, você vai conhecendo melhor seu cabelo e entendendo do que ele esta precisando. Descobrindo de qual componente ele “gosta mais”, e com qual etapa ele fica melhor. Aliás, você sabia que dá pra batizar suas máscaras e deixa-las mais potentes? Sabia que dar pra usar produtos caseiros no cronograma? Assunto para o próximo post!
Beijos lindas!!!!!!!!