Tratamentos dos Fios #01

By | March 18, 2015

Olá queridas leitoras, hoje começo uma série de posts aqui no blog sobre Tratamento dos fios. Dividindo em etapas, irei dar dicas que são muito úteis, más que ainda muitas desconhecem! Você sabe qual shampoo escolher? Qual é o melhor modo a ser usado? Vamos lá?!

  1. Antes de começar, você tem que conhecer o seu cabelo. Se seu cabelo é seco, da raiz as pontas, você não pode comprar um produto para cabelos oleosos pois irá ressecar. E vice-versa.

  2. Tenha um shampoo anti-resíduos em casa, pode ser usado 1x ao mês, ou antes de um tratamento mais produto, como uma reconstrução ou uma progressiva.
  3. Misture seu shampoo com um pouco de água antes de passar no cabelo, isso fará com que você não desperdice e não exagere na quantidade, podendo ressecando o fio.
  4. Depois de fazer sua mistura de shampoo com água, coloque no couro cabeludo e massageie. Na hora de enxaguar puxe o produto para o comprimento. Será o suficiente.
  5. O seu cabelo, principalmente molhado, é frágil. NUNCA passe o shampoo no comprimento e leve para o topo da cabeça embolando tudo. Quanto mais movimentos “pesados” você fizer, mais danificado ele ficará.

Depois de lavar é hora de tratar esse fio! A máscara de tratamento deve ser usada após o shampoo, pois as cutículas estão abertas, e isso fará com que ela penetre no frio e trate com mais potencial. Para tratar o fio, você precisa saber do que ele precisa naquela lavagem. Se você segue o Cronograma Capilar, será fácil saber. Se não, segue a tabelinha abaixo:

  1. Após retirar o shampoo, tire o excesso de água do fio com uma toalha de algodão.
  2. Com uma colher de plástico, coloque num pote uma quantidade suficiente para seu cabelo.
  3. Passe no fio, enluvando mecha a mecha deixando espaço de dois dedos da raiz.
  4. Nunca passe no couro cabeludo, pode intupir e causar queda.
  5. Espere o tempo que o fabricante pede e enxague.
  6. Depois do enxague o fio ainda precisa ser selado. Nesta etapa não há segredo, use o condicionador normalmente, e assim você terá durabilidade e eficácia.
Leia também:  Be Red: conheça o sonho de toda ruiva cerejinha!